Informações

Secretaria Administrativa – 07:00h: às 18:00h Setor Financeiro – 07:30h às 16:30h Comunicação Social – 08:00h às 17:00h SOE / SOP (agendamento pelos telefones 3390-0461 (ramal 22) ou 3024-2269) – 06:50h às 18:05h
Matrículas
Não deixe seu filho fora da ESCOLA TOTAL! Venha nos conhecer!
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA MATRÍCULA
– Comprovante de residência dos 2 contratantes – Xerox da certidão de nascimento – 4 fotos recentes – Xerox cartão/ vacina (Ed. Infantil) – Xerox do RG e CPF dos pais – Declaração de transferência e Histórico – Atestado médico especificando estar apto a prática de Ed. Física – Declaração de Quitação Escolar – Xerox do RG / CPF de 2 contratantes – Comprovante de renda dos 2 contratantes
Contato na secretaria: (21) 3390-0461 / 2489-7194
Matrículas
Não deixe seu filho fora da ESCOLA TOTAL! Venha nos conhecer!
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA MATRÍCULA
– Comprovante de residência dos 2 contratantes – Xerox da certidão de nascimento – 4 fotos recentes – Xerox cartão/ vacina (Ed. Infantil) – Xerox do RG e CPF dos pais – Declaração de transferência e Histórico – Atestado médico especificando estar apto a prática de Ed. Física – Declaração de Quitação Escolar – Xerox do RG / CPF de 2 contratantes – Comprovante de renda dos 2 contratantes
Contato na secretaria: (21) 3390-0461 / 2489-7194

<<id=”normas”>

Importante

O Colégio João XXIII é norteado pelas normas ISO 9000. Por essa razão possui um Manual de Qualidade, onde são definidas todas as operações dos eventos, assim como as funções e o dia a dia de cada funcionário. Possui ainda o Projeto Político Pedagógico atualizado a cada ano,  além de uma coletânea de comunicados e circulares que orientam o funcionamento da instituição, tornando-a uma empresa-escola. Todo esse material encontra-se disponível na secretaria do colégio, para a consulta dos pais e responsáveis.

Proposta P. Pedagógica

NOSSO P.P.P.

O Colégio João XXIII utiliza um sistema próprio de ensino denominado SAR: Sistema de Aprendizagem Real.

O SAR utiliza processos e procedimentos  fundamentados em 3 eixos educacionais: Apriorismo, tradicional e construtivista. Com isso, a instituição assegura e fornece um dos  melhores ensinos do país.

As práticas didático-pedagógicas em vigor nesta instituição estão em consonância com A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR BNCC, O MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, CONSELHO ESTADUAL MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. As metas a serem alcançadas objetivam a educação total de seres humanos para o convívio social. A proposta inclui um conteúdo escolar de alto nível em ambiente escolar disciplinado.

Síntese da Proposta Pedagógica

  • Incorporar valores utilizando práticas semelhantes às dos Colégios Militares.
  • Propiciar a pesquisa, reflexão e conclusão.
  • Capacitar e motivar os estudos acadêmicos.
  • Motivar a prática da atividade física.
  • Alicerçar a preparação para a vida social e profissional.

Regimento Escolar

O regimento escolar do Colégio João XXIII encontra-se plenamente atualizado e foi elaborado segundo pesquisas envolvendo as melhores instituições de ensino do país, incluindo o Colégio Militar do Rio de Janeiro.

O Regimento Escolar impresso encontra-se disponível na secretaria para consulta dos pais.

Manual do aluno

  • Entregue no ato da matrícula, fazendo parte do Kit Individual do Aluno.
  • Fornece todas as informações necessárias quanto ao programa do Colégio João XXIII e deve ser consultado durante todo o ano letivo.

 

Regulamento Extraclasse

ATIVIDADES EXTRACURRICULARESREGULAMENTO PARA ATIVIDADES EXTRACLASSE

1) Objetivos
Os objetivos das atividades extraclasse do Colégio João XXIII são:
• Permitir aos alunos o conhecimento e a prática das citadas atividades;
• Instituir um instrumento de barganha com os alunos para melhorar a disciplina escolar e o desempenho escolar.
• Representar o Colégio através da participação dos alunos quando convidados.

2) As atividades extraclasse de que tratam este Regulamento são as seguintes:
• Judô
• Danças
• Aulas de música
• CORAL, BANDA MARCIAL, BANDA MIRIM, PELOTÃO DE BANDEIRA OFICIAL, PELOTÃO DE BANDEIRA MIRIM.

3) As atividades serão efetuadas de forma gratuita.

4) O aluno somente poderá participar de no máximo 2 (duas) atividades.

5) Somente poderão participar das atividades, os alunos que estejam em dia com suas mensalidades escolares.

6) Após 30 (trinta) dias de atraso, o aluno será desligado da atividade em que estiver matriculado.

7) Somente poderão participar das atividades, os alunos que estejam com a média escolar em dia, salvo nos casos em que haja indicação da Equipe Pedagógica.

8) Segundo supervisão do professor da atividade, os alunos que estiverem abaixo da média 7 (sete) em mais de 3 disciplinas não poderão efetuar atividades extraclasse.

9) Os alunos que tiverem mais de 3 (três) anotações por indisciplina no semestre não poderão efetuar as atividades extraclasse.

10) Ao iniciar o segundo semestre, para efeito deste Regulamento, o aluno terá suas anotações por indisciplina zeradas, podendo se rematricular nas atividades extraclasse.

11) Para efetuar qualquer atividade extraclasse, o responsável pelo aluno deverá preencher o formulário de matrícula, ler o presente regulamento e entregar o cartão de identificação escolar na secretaria para ser carimbado.

12) Ao vir para efetuar a atividade extraclasse o aluno deverá estar portando o cartão de identificação escolar, para controle do professor da referida atividade e também para a entrada e saída da instituição.

13) Para cumprir um dos objetivos das atividades extraclasse, o aluno se obriga a participar dos eventos quando convidado para representar o Colégio.

14) O aluno não estará obrigado a participar de campeonatos de artes marciais, quando não o desejar, todavia se obriga a participar de desfiles e apresentações dentro e fora do Colégio.

15) O aluno que sem justificativa negar-se a participar dos eventos ou se faltar 3 vezes seguidas ou 10 vezes mesmo que intercaladamente, será desligado da atividade em que estiver inscrito.

16) O colégio poderá alterar horários, locais de treinamentos, substituir professores, ampliar ou suprimir turmas e atividades extraclasse, caso a Direção julgue necessário

17) Nenhuma atividade extraclasse confere aos alunos pontos extras, mesmo quando convidados para eventos representativos.

18) O responsável aceita correr o risco que as atividades extraclasse possam oferecer e isenta o Colégio de quaisquer responsabilidade.

19) O aluno deverá estar com o uniforme previsto para frequentar as aulas.

20) De acordo com avaliação do professor da atividade, o aluno poderá ser desligado por indisciplina ou falta de envolvimento na aprendizagem.

21) Durante o ano o professor poderá efetuar avaliações para averiguar se o aluno tem tido bom aproveitamento nas aulas.

22) O aluno não poderá chegar ao colégio antes de 10 minutos que precedem o início da atividade nem permanecer mais de 15 minutos após o termino. Assim sendo, o colégio não se responsabiliza pelo aluno fora do horário previsto para a atividade.

23) Não será permitido o lanche durante o horário das atividades.

24) O aluno deverá ir ao sanitário e bebedouro antes do início da atividade para evitar a interrupção da mesma.

25) As situações não descritas neste regulamento serão solucionadas pela Direção.

Local: 2º andar do Colégio Horário de atendimento: das 9h às 17:30h. (Segunda a sexta-feira)

Hino Nacional Brasileiro

HINO NACIONAL BRASILEIRO Letra: Joaquim Osório Duque Estrada / Música:Francisco Manoel da Silva
I
II
Ouviram do Ipiranga as margens plácidas De um povo heróico o brado retumbante, E o sol da liberdade, em raios fúlgidos, Brilhou no céu da pátria nesse instante.Se o penhor dessa igualdade Conseguimos conquistar com braço forte, Em teu seio, ó liberdade, Desafia o nosso peito a própria morte!Ó pátria amada, Idolatrada, Salve! Salve!Brasil, um sonho intenso, um raio vívido De amor e de esperança à terra desce, Se em teu formoso céu, risonho e límpido, A imagem do cruzeiro resplandece.Gigante pela própria natureza, És belo, és forte, impávido colosso, E o teu futuro espelha essa grandeza.Terra adorada Entre outras mil, És tu, Brasil, Ó pátria amada! Dos filhos deste solo és mãe gentil, Pátria amada, Brasil! Deitado eternamente em berço esplêndido, Ao som do mar e à luz do céu profundo, Fulguras, ó Brasil, florão da América, Iluminado ao sol do novo mundo!Do que a terra mais garrida Teus risonhos, lindos campos têm mais flores; “Nossos bosques têm mais vida”, “Nossa vida” no teu seio “mais amores”.Ó pátria amada, Idolatrada, Salve! Salve!Brasil, de amor eterno seja símbolo O lábaro que ostentas estrelado, E diga o verde-louro dessa flâmula – Paz no futuro e glória no passado.Mas, se ergues da justiça a clava forte, Verás que um filho teu não foge à luta, Nem teme, quem te adora, a própria morte.Terra adorada Entre outras mil, És tu, Brasil, Ó pátria amada! Dos filhos deste solo és mãe gentil, Pátria amada, Brasil!

Hino à Bandeira

HINO À BANDEIRA Letra: Olavo Bilac (1865-1918) / Música: Francisco Braga (1868-1945)
Salve lindo pendão da esperança! Salve símbolo augusto da paz! Tua nobre presença à lembrança A grandeza da Pátria nos traz.
Recebe o afeto que se encerra em nosso peito juvenil, Querido símbolo da terra, Da amada terra do Brasil! ESTRIBILHO
Em teu seio formoso retratas Este céu de puríssimo azul, A verdura sem par destas matas, E o esplendor do Cruzeiro do Sul.
ESTRIBILHO
Contemplando o teu vulto sagrado, Compreendemos o nosso dever, E o Brasil por seus filhos amado, poderoso e feliz há de ser!
ESTRIBILHO
Sobre a imensa Nação Brasileira, Nos momentos de festa ou de dor, Paira sempre sagrada bandeira Pavilhão da justiça e do amor!
ESTRIBILHO

Hino da Independência

HINO DA INDEPENDÊNCIA Letra: Evaristo da Veiga/ Música: D. Pedro I
Já podeis, da Pátria filhos, Ver contente a mãe gentil; Já raiou a liberdade No horizonte do Brasil.
Brava gente brasileira! Longe vá… temor servil: Ou ficar a pátria livre Ou morrer pelo Brasil. ESTRIBILHO
Os grilhões que nos forjava Da perfídia astuto ardil… Houve mão mais poderosa: Zombou deles o Brasil.
ESTRIBILHO
Não temais ímpias falanges, Que apresentam face hostil; Vossos peitos, vossos braços São muralhas do Brasil.
ESTRIBILHO
Parabéns, ó brasileiro, Já, com garbo varonil, Do universo entre as nações Resplandece a do Brasil.
ESTRIBILHO

Hino da Proclamação da República

HINO DA PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA Letra: Medeiros e Albuquerque / Música Leopoldo Augusto Miguez
Seja um pálio de luz desdobrado, Sob a larga amplidão destes céus. Este canto rebel, que o passado Vem remir dos mais torpes labéus!
Seja um hino de glória que fale De esperanças de um novo porvir! Com visões de triunfos embale Quem por ele lutando surgir!
Liberdade! Liberdade! Abre as asas sobre nós, Das lutas na tempestade Dá que ouçamos tua voz ESTRIBILHO
Nós nem cremos que escravos outrora Tenha havido em tão nobre País… Hoje o rubro lampejo da aurora Acha irmãos, não tiranos hostis.
Somos todos iguais! Ao futuro Saberemos, unidos, levar Nosso augusto estandarte que, puro, Brilha, ovante, da Pátria no altar !
ESTRIBILHO
Se é mister que de peitos valentes Haja sangue em nosso pendão, Sangue vivo do herói Tiradentes Batizou neste audaz pavilhão!
Mensageiro de paz, paz queremos, É de amor nossa força e poder, Mas da guerra, nos transes supremos Heis de ver-nos lutar e vencer!
ESTRIBILHO
Do Ipiranga é preciso que o brado Seja um grito soberbo de fé! O Brasil já surgiu libertado, Sobre as púrpuras régias de pé.
Eia, pois, brasileiros avante! Verdes louros colhamos louçãos! Seja o nosso País triunfante,

Hino ao Colégio João XXIII

HINO AO COLÉGIO JOÃO XXIII Letra: Jorge Antonio Nogueira / Música Jorge Antonio Nogueira
A primavera chegou O fim do ano também Eu cresci, tive que ir embora. Quantos amigos deixei Aqui foi que eu comecei Ensinamentos para a vida afora Vermelho, cinza e branco Com muito orgulho vesti Essa harmonia que ainda me fascina A natação e o canto Desfiles, jogos, recreios, Tantas saudades que você nem imagina.
João vinte e três! João vinte e três! Digo aos meus mestres com carinho João vinte e três! João vinte e três! Te louvo meu querido ninho!
Bento Ribeiro o berço Do vinte e três mais antigo Que também é o mais amigo A tempestade passou E a alegria voltou Por isso, então, vem cantar comigo!
João vinte e três! João vinte e três! Digo aos meus mestres com carinho João vinte e três! João vinte e três! Te louvo meu querido ninho!
Os pais deverão apresentar a CARTEIRA DE IDENTIFICAÇÃO FAMILIAR para entrar no Colégio.
ALUNO DO JOÃO XXIII Com as mudanças ocorridas nas relações entre aluno e escola oriundas da globalização, enfim, do acesso ao conhecimento online e em tempo real, as interações sociais entre a instituição de ensino e os alunos modificou-se. As escolas modernas se equiparam com estratégias didáticas, mobiliário e instalações que pudessem tornar o ambiente de ensino o mais prazeroso. É nesse contexto que o Colégio João XXIII se inseriu. Vimos que é perfeitamente possível transformar a escola num ambiente agradável ao aluno e seus responsáveis, sem perder a manutenção da disciplina, fator imprescindível para a instalação do conhecimento. A Instituição de ensino Colégio João XXIII optou por estratégias operacionais semelhantes às do Colégio Militar do Rio de Janeiro. Aqui se aprende noções básicas para a formação do cidadão, complementadas por hasteamento e canto do Hino Nacional Brasileiro e ainda aprendizagem sobre postura coletiva em forma. Nossos alunos sabem perfeitamente atender a comandos simples de ordem unida, como “sentido”, “cobrir”, “firme”, “descansar”, etc. Os alunos do Colégio João XXIII dedicam grande apreço e carinho à instituição porque percebem a utilidade do aprendizado que lhes é ministrado. Em geral, os filhos compreendem as atitudes dos pais quando estes lhes ensinam disciplina, organização, enfim, como viver socialmente melhor. Nossos alunos gostam de permanecer nas dependências do colégio. O respeito é conseguido através da amizade. Tudo isso propicia aos professores as condições necessárias para o ensinamento. É fato raríssimo acontecer de um ou outro aluno verbalizar sua insatisfação com o Colégio. Quando isso acontece, verifica-se que sua conduta foi movida por fatores situacionais e individuais. Mesmo assim, após os esclarecimentos ou adaptação, o aluno volta a soltar o sorriso peculiar. O Colégio João XXIII tornou-se uma espécie de clube escolar, permeado com lazer, disciplina e construção do conhecimento.